Tratamentos para Hipertrofia de Cornetos

O tratamento para a hipertrofia dos cornetos varia de acordo com a causa, com o seu grau e com os sintomas apresentados pelo paciente. Em casos mais leves, quando a hipertrofia não é significativa, não comprometendo a passagem do ar, pode ser indicado o uso de medicamentos que aliviam a inflamação e, assim, diminuem o tamanho dos cornetos.

Quando o tratamento com medicamentos não basta e/ou quando há obstrução importante da passagem do ar, costuma-se indicar a realização de um procedimento cirúrgico, sendo os mais conhecidos a turbinectomia e a cauterização dos cornetos.

A turbinectomia é um procedimento bastante simples e que apresenta baixo risco, podendo ser feito sob anestesia geral ou local. O procedimento, em si, costuma durar cerca de 30 minutos e é feito com o auxílio da visualização da estrutura interna do nariz por meio de um endoscópio.

A cauterização, por sua vez, visa a diminuir o tamanho dos cornetos e pode estar associada ou não a uma turbinectomia. A anestesia pode ser local com sedação ou geral, e o paciente costuma permanecer no hospital por 12 a 24 horas.

Para ambos os procedimentos, há risco de formação de crostas e pequenos sangramentos nasais. No pós-operatório, o nariz normalmente entope e, por isso, recomendamos a lavagem nasal com soro fisiológico. A obstrução nasal vai melhorando ao longo das semanas seguintes à cirurgia e não costuma haver dor.

Autor(a):